Foto: Divulgação (Corsan)
Neste sábado (21), as equipes da Corsan iniciaram as escavações às margens do Rio Ibicuí para implantação de novas tubulações, de 600 e 350 milímetros no local. Ao contrário das adutoras danificadas, estas passarão por baixo do leito do rio, reduzindo o risco de novas rupturas. Cerca de 35 profissionais estão trabalhando dia e noite no local das adutoras. Enquanto as novas adutoras estão sendo instaladas, a captação emergencial construída seguirá sendo utilizada, de forma provisória, para abastecer a cidade.
Abastecimento de água
Conforme a Corsan, neste sábado (21) todos os bairros de Santa Maria estão recebendo água da Companhia. No entanto, podem ocorrer oscilações de pressão ao longo do dia, conforme o nível dos reservatórios. Nas regiões mais altas, a recuperação tende a ser mais lenta. Para reforçar o abastecimento nesses pontos, caminhões-pipa estão sendo utilizados para alimentar os reservatórios locais e acelerar a normalização das redes de distribuição.
No distrito de Arroio Grande, equipes trabalham para corrigir um vazamento ocorrido hoje e que está afetando o abastecimento daquela localidade.
Distribuição e apoio à população
Com as ações do plano de contingência, desde a noite de quinta-feira (19), todos os bairros começaram a receber água de forma gradual. Como as áreas mais próximas da entrada do sistema têm recuperação mais rápida, o consumo nessas regiões pode provocar variações de pressão e demora no retorno em pontos mais distantes ou elevados.
Para garantir o atendimento durante este período de recuperação, a Corsan segue utilizando caminhões-pipa e oito reservatórios móveis, mantendo suas equipes mobilizadas na cidade.
Leia também:
- Em Santa Maria, governador Eduardo Leite anuncia recurso de R$ 60 milhões para recuperação dos municípios após fortes chuvas
- Preparem os casacos e os guarda-chuvas: inverno de 2025 promete temperaturas mais baixas que nos últimos anos
- Aumenta o número de decretos de emergência homologados pela Defesa Civil do Estado; confira